Semana de Mobilização pelo Clima


Entre os dias 14 e 22 de setembro o Greenpeace promoveu uma série de atividades de engajamento público em oito capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus – única representante do Norte.
Nos dias 15 e 16, voluntários vestidos de “vaquinhas” levaram para as ruas, de forma divertida a relação entre a floresta Amazônica, desmatamento e o clima do planeta.
Nos 17 e 18 marcamos presença no sinal da Djalma Batista com a João Valério. Nossos “guardinhas” distribuíram multas simbólicas para motoristas que estavam sozinhos em seus carros ou com carros muito poluentes, o objetivo era expor a relação entre as emissões de GEEs (gases do efeito estufa) causada pela frota mundial de veículos e as mudanças climáticas, atualmente responsável por cerca de 1/3 das emissões mundiais de GEEs.

Dia 20 foi o dia do Homem- Solar, levando na cabeça uma placa-solar e lâmpadas acessas com a energia gerada mostramos como é possível produzir energia limpa que não contribui para o aquecimento global. Adultos e crianças puderam matar a curiosidade sobre o funcionamento dos painéis solares e entender melhor porque o Brasil tem grande potencial, no entanto ainda não faz grandes investimentos no setor.
E para finalizar a semana da mobilização foi a vez do Dia Mundial sem Carro (22/09), em todo mundo foram realizadas diversas atividades voltadas para transportes alternativos e em Manaus demos vida a vagas destinadas a automóveis. A atividade aconteceu na Av. Eduardo Ribeiro, onde ocupamos três vagas de carro, demonstrando que aquele espaço poderia ser usado de forma limpa e como um espaço onde as pessoas podem se reunir e promover mudanças. No lugar dos carros, os pedestres puderam ver uma exposição fotográfica sobre as mudanças climáticas, mandar sua mensagem para o governo brasileiro e debater as ações necessárias para frear o aquecimento global.
Em todas as atividades foram coletadas assinaturas no banner gigante e para a petição que será entregue ao governo antes da delegação brasileira ir para a COP 15 em Copenhagen. O prazo é curto!A convenção acontecerá em dezembro deste ano, não perca tempo, faça sua parte!

Confira as fotos de todas as atividades no nosso álbum

Um comentário: