Faltam apenas 10 dias para acordo climático, alerta ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse neste sábado (3) que os negociadores têm apenas dez dias para assegurar um acordo global climático e que os governos não devem retardar o progresso do pacto por causa de problemas internos.

As Nações Unidas esperam unir 190 governos no início de dezembro em Copenhagen para finalizar um acordo em relação às emissões de gases de efeito estufa, visando substituir o Protocolo de Kyoto, que irá expirar em 2012.

 “Há apenas 10 dias para se negociar antes que estejamos em Copenhagen", ele disse em um discurso na Universidade de Copenhagen, referindo-se às discussões preparatórias para o encontro na COP15.

Negociadores estão em Bangkok discutindo o tema até 9 de outubro. No início de novembro, eles vão se reunir em Barcelona para a última previa antes de Copenhague.

O secretário-geral afirmou que o sucesso depende dos Estados Unidos, apesar de reconhecer que o presidente Barack Obama poderá ter dificuldade em ter toda a legislação necessária pronta até o encontro em dezembro. Os Estados Unidos, um dos países que responde atualmente pelos índices mais altos de emissões de gases do efeito estufa, ficaram fora do Protocolo de Kyoto quando este foi adotado em 1997.


O Brasil tem um papel importantíssimo para o sucesso das negociações em Copenhagen, já que figura entre as maiores economias do mundo e também entre os maiores poluidores devido ao desmatamento da Amazônia e o mau uso do solo, além de influenciar muitos países nas tomadas de decisões, por isso uma postura positiva e comprometida com metas fortes é fundamental durante as negociações .

Mande uma mensagem para o governo brasileiro e junte-se a nós para exigir o comprometimento em zerar o desmatamento da Amazônia até 2015, expandir a geração elétrica renovável e criar uma rede de reservas marinhas na costa brasileira para manter os oceanos vivos.

Salvar o Planeta: É Agora ou Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário