2009 – O Ano do Clima

Começamos com o navio “Arctic Sunrise” percorrendo a costa brasileira. Milhares de visitas e petições, dezenas de eventos, várias ações.

A 100 dias de Copenhague instalamos relógios que fazem a contagem resgressiva para Copenhague e fizemos um barulhaço em várias cidades, para acordar nossos líderes. A contagem está acabando.

Começamos a visitar escolas, levar informação para quem mais precisa.

Espalhamos os pedaços do banner gigante para que as pessoas pudessem mandar suas mensagens.

Fizemos uma semana de mobilização em oito capitais. Vacas, multas, energia solar, limpeza de praia, barulhaço, vagas vivas. Falamos com milhares de pessoas. Mais milhares de petições.

Repaginamos o site, para facilitar o acesso e melhorar a qualidade da informação, ferramenta fundamental de qualquer campanha.

Entramos em duas festas do Presidente Lula. Em Paris, quando ganhou um prêmio da Unesco, e em Brasília, quando inaugurou o Pré-Sal. Era necessário que ele prestasse mais atenção às mudanças do clima.

Criamos o “mães pelo clima”, para engajar e dar voz a pessoas que realmente se preocupam com o futuro do planeta. Mães, pais, tios, avós, famílias.

Fomos ao CCBB no dia em que o presidente chamou os ministros para começar a construir a posição brasileira. Estavamos lá com vacas, homem solar, tubarão e o nosso Lula, de malas prontas para Copenhague.

Recebemos o Lula em Estocolmo e Londres, para lembrá-lo mais uma vez das importância do Brasil na conferência do clima e pedir para que se comprometesse a ir para Copenhague.

Fizemos uma semana de alimentação pelo clima, lembrando as pessoas que o que elas comem pode ajudar a salvar o planeta.

Entregamos as milhares de petições que recolhemos ao longo do ano com nossas demandas de desmatamento zero, energias renováveis e áreas marinhas protegidas para o pessoal do Itamaraty, que é quem representa o país nas negociações internacionais.

Paramos a votação do desmantelamento do Código Florestal.

Espalhamos orelhões para que a população pudesse ligar para o Lula ou para a Embaixada Americana e deixar claras suas demandas sobre as mudanças de clima.

No dia de uma reunião de líderes da Amazônia, colocamos uma faixa no teatro amazonas, lembrando o Lula, Obama e Sarcozy que podem entrar para a história ao salvar o clima.

Em Portugal, cobramos a discussão sobre clima no Fórum Iberoamericano de presidentes.

Abrimos o maior banner ambiental do mundo em frente ao congresso brasileiro. 9.100 metros quadrados repletos com mais de 6000 assinaturas e pedidos de brasileiros engajados com o tema, além de uma mensagem clara para o presidente: “Lula, você pode fazer mais pelo clima”.

Tudo isso feito ao mesmo tempo em que analisamos toneladas e toneladas de textos e propostas políticas, participamos de dezenas de reuniões nacionais e internacionais, redigímos e buscamos apoio para diversas políticas nacionais e internacionais, preparamos estudos e relatórios, conversamos com o setor privado, discutimos posições conjuntas com a sociedade civíl e academia, atendemos a mídia, blogamos, twitamos, fizemos fotos, vídeos.

Tudo isso resultou em várias vitórias. O Brasil tem uma meta e ela esta inserida na também nova política nacional de clima. O Lula não só virá para Copenhague, como cobrou isso dos outros líderes. A discussão de clima ultrapassou a barreira ambiental e acadêmica. Agora todos os setores falam de clima. Milhares de estudantes aprenderam um pouco mais, assim como milhares de pessoas com quem conversamos ao longo do ano.

Tudo isso pode melhorar, mas estamos no caminho certo.

Agora chegamos em Copenhague. Mais um monte de coisas a fazer.

Falo por todo o time do Greenpeace Brasil que está aqui - ativistas, voluntários, comms, campaigners e diretores, que é uma honra descomunál poder representar a todos que neste ano fizeram parte disso tudo.

A você que trabalhou no escritório, na rua, no congresso, se pendurou, assinou a petição, o banner, assistiu as palestras, nos ouviu, leu, ligou, perguntou, muito obrigado. A você colaborador que torna tudo isso possível, voluntário que faz acontecer, pedestre e motorista que da um pouquinho do seu tempo para nós, muito obrigado. Vocês são a base da nossa força.

Temos 2 semanas para conseguir a maior vitória de todas. Um acordo ambicioso, justo e efetivo em Copenhague. Posso assegurar-lhes que o Greenpeace trabalhará incessantemente de Copenhague, São Paulo, Manaus e todos os nossos escritórios  para conseguir isso.

Ajude-nos a continuar nessa luta.

 

João Talocchi – Coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário