‘Você não vai falar’

“Você não vai falar.”
A frase inacreditável acima veio da boca do deputado federal Moacir Micheletto, presidente da Comissão Especial do Código Florestal. Ela é inacreditável porque foi dita em uma audiência pública.
Eram 19h e Micheletto encerrava a audiência, realizada em Ribeirão Preto. Ele estava satisfeito. Seus intentos foram cumpridos. A sala estava coalhada de seus potenciais e prováveis doadores nas eleições, o agronegócio paulista. Das quase 30 pessoas que falaram, apenas 6 não eram ruralistas como ele próprio.
Acontece que, numa audiência pública, todos que pedem a palavra têm o direito de falar. O público, segundo o próprio Micheletto, poderia pedir a palavra depois dos palestrantes convidados.
Não foi o que aconteceu. Ele encerrou as atividades sem abrir o microfone.
Márcio Astrini, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace, que esperava sua vez, então se aproximou da mesa para pedir a palavra.
“- Eu quero falar.
- Já está encerrado.
- O sr. não pode encerrar porque o sr não abriu as inscrições para o público.
- Já falou muita gente e a gente tem de pegar o avião.
- Estou numa audiência pública e quero falar.
- Não vai falar. Já encerrei. O Greenpeace já falou outras vezes. E você não vai falar.
- Eu quero falar, é meu direito. Quero me inscrever. Nenhuma ONG ambientalista falou até agora e eu quero falar.
- Não me importa. Você não vai falar. Fica quieto, ouvindo a outra pessoa. Não vou te inscrever. E me respeita.
- Não estou desrespeitando o sr. É o sr. que está me desrespeitando, porque estou em uma audiência pública e o sr. está me cerceando a palavra.”
Uma mulher do público se aproximou e pediu também para se inscrever. Micheletto anotou o nome dela.
“-Por que está anotando o nome dela e não o meu?”
Anotou o nome do Márcio. A mulher assumiu o púlpito, fez um discurso de defesa do planeta. E foi o último da audiência.
O principal doador da última campanha eleitoral do deputado Micheletto foi a Bunge Alimentos, empresa fundada por holandeses e controlada por americanos.
E essa foi só a primeira audiência pública sobre o Código Florestal, que ocorrerá em mais cidades, incluindo Manaus, que será nesta sexta (05/02) as 10h da manhã na Assembléia Legislativa do Amazonas, situada na Avenida Mario Ypiranga (antiga Recife) Ed. Dep. José de Jesus Lins de Albuquerque, n° 3.950 - Parque Dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário