Dinheiro de Exploração Petrolífera Financiará Fundo Contra Mudanças Climáticas


“O governo brasileiro pretende anunciar em novembro uma queda recorde no desmatamento na Amazônia e o lançamento de um fundo sobre o clima financiado pela indústria do petróleo, segundo informou na sexta-feira, 15 de outubro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.”

Segundo dados do Inpe, o desmatamento teve queda de 47% se comparado com agosto de 2009. Até ai, tudo bem. Mas a arbitrariedade na declaração da ministra, em querer financiar um fundo para combate às mudanças climáticas com dinheiro vindo da indústria altamente poluente do petróleo é gritante. Sendo assim, o Brasil continuará usando fontes fosséis para produção de energia, indo na contramão da tendência global na busca por fontes limpas e renováveis.

Ainda segundo a ministra, o Brasil manterá em Cancún, na COP16, o compromisso feito na COP15 de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 39% até 2020, em relação aos níveis de emissão de 2005, o que, cá entre nós, não significa muita coisa.

É importante que o país se comprometa com metas mais audaciosas para reduzir as emissões de gases estufa, e o próximo presidente terá que aceitar este desafio com muito empenho.

Você já perguntou ao Serra e à Dilma quais são suas propostas em relação ao meio ambiente?
Assine nossa petição por um país mais verde e limpo.

Angélica Nunes – voluntária


Escrito baseado em notícia vinculada no site EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário